Contribuições freirianas para entender o exercício da liderança dialógica dos enfermeiros no ambiente hospitalar

Autores

  • Simone Coelho Amestoy Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
  • Anelise Freitas Lins de Oliveira Universidade Federal de Pelotas.
  • Maira Buss Thofehrn Universidade Federal de Pelotas.
  • Letícia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina e Universudade Comunitária da Região de Chapecó Santa Catarina, Brasil.
  • Bianca Pozza dos Santos Universidade Federal de Pelotas.
  • Ana Cristina Pretto Bao Universidade Federal de Pelotas.

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Serviços de saúde

Resumo

Objetivo: Conhecer o entendimento de enfermeiros sobre o exercício da liderança dialógica no ambiente hospitalar, bem como os desafios enfrentados para exercer a liderança.
Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório no qual participaram 35 enfermeiros que trabalham em um hospital de médio porte na cidade de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo.
Resultados: Formaram-se as seguintes categorias: exercício da liderança dialógica e desafios no exercício da liderança dialógica. Observou-se que a liderança dialógica é entendida como a capacidade do enfermeiro de coordenar e de organizar a equipe de enfermagem a partir de relações horizontalizadas, norteadas pelo diálogo. Quanto aos desafios, destacaram-se a falta de experiência profissional, as relações hierárquicas e de poder.
Considerações finais: A liderança a partir do diálogo poderá facilitar o gerenciamento do cuidado, da equipe de enfermagem e dos serviços de saúde.
Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Coelho Amestoy, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Anelise Freitas Lins de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Maira Buss Thofehrn, Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universudade Comunitária da Região de Chapecó Santa Catarina, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina e Universudade Comunitária da Região de Chapecó Santa Catarina, Brasil.

Bianca Pozza dos Santos, Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira, Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 

Ana Cristina Pretto Bao, Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2017-04-04

Como Citar

1.
Amestoy SC, Oliveira AFL de, Thofehrn MB, Trindade L de L, Santos BP dos, Bao ACP. Contribuições freirianas para entender o exercício da liderança dialógica dos enfermeiros no ambiente hospitalar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de abril de 2017 [citado 30º de setembro de 2023];38(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/64764

Edição

Seção

Artigos Originais