Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores

Autores

  • Silvia Franco da Rocha Tonhom Faculdade de Medicina de Marília, SP - FAMEMA
  • Magali Aparecida Alves Moraes Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Osmi Lázaro Pineiro Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Palavras-chave:

Prática profissional, Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.
Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.
Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.
Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.
Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Franco da Rocha Tonhom, Faculdade de Medicina de Marília, SP - FAMEMA

Docente da Faculdade de Medicina Marília - Famema, doutora em Educação pela Unicamp.

Publicado

2017-01-30

Como Citar

1.
Tonhom SF da R, Moraes MAA, Pineiro OL. Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de janeiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];37(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782

Edição

Seção

Artigos Originais