Segurança do paciente: caracterização de vídeos do YouTube

Autores

  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador UFRN
  • Theo Duarte da Costa UFRN
  • Andréa Tayse de Lima Gomes UFRN
  • Yole Matias Silveira de Assis UFRN
  • Viviane Euzébia Pereira Santos UFRN

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Pesquisa em Enfermagem. Webcasts.

Resumo

Objetivo: Descrever como a segurança do paciente é abordada nos vídeos compartilhados pelo sítio YouTube.
Métodos: Pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em maio de 2015, no campo de busca do YouTube com o descritor “segurança do paciente”. A amostra foi de 92 vídeos analisados com auxílio de instrumento construído pelos pesquisadores a partir de estatística descritiva simples.
Resultados: Os vídeos denotaram um conceito positivo acerca da segurança do paciente, pautado em uma visão sistêmica, que busca superar a cultura de punição em prol da promoção da cultura de segurança.
Conclusões: Compreende-se que a seleção e a reprodução adequada de vídeos pode qualificar o processo formativo de estudantes e profissionais de saúde, além de otimizar o envolvimento do cidadão em sua segurança a partir da distribuição de materiais informacionais de qualidade.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Pesquisa em enfermagem. Webcasts.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Doutoranda em Enfermagem, Professora da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Theo Duarte da Costa, UFRN

Doutor em Enfermagem, Professor da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Andréa Tayse de Lima Gomes, UFRN

Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Yole Matias Silveira de Assis, UFRN

Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UFRN

Doutora em Enfermagem, Professora da Depatamento de Enfermagem e líder do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2017-03-24

Como Citar

1.
Candido de Oliveira Salvador PT, Duarte da Costa T, de Lima Gomes AT, Matias Silveira de Assis Y, Pereira Santos VE. Segurança do paciente: caracterização de vídeos do YouTube. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de março de 2017 [citado 28º de março de 2024];38(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61713

Edição

Seção

Artigos Originais