Estágio de administração em enfermagem: repercussões para a equipe em unidades clínico-cirúrgicas

Autores

  • Clarice Maria Dall'Agnol Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Andréia Peres de Oliveira Hospital Mãe de Deus (HMD), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Adriana Serdotte Freitas Cardoso Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Processos Grupais. Administração Hospitalar. Educação. Hospitais Universitários. Estágios.

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções de enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital universitário sobre o processo interativo com estagiários de administração em enfermagem.
Método: Estudo qualitativo, exploratório, descritivo, mediante 11 entrevistas semiestruturadas com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades clínico-cirúrgicas. As informações, coletadas entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, foram submetidas à análise temática e discutidas à luz de Pichon-Rivière.
Resultados: Agrupados em três categorias: Acadêmicos e equipe de enfermagem: interação que pode propiciar aprendizado, ajuda mútua e satisfação; Apesar da pré-tarefa, o trabalho tem que continuar; e, Equipe de enfermagem: a facilitadora do estágio.
Conclusões: O início da convivência é repleto de ansiedades básicas, mas é no movimento de elaborá-las que o grupo se constitui e se transforma para o trabalho em equipe. Nessa lógica, quesitos como paciência, empatia, comunicação e coerência facilitam o processo interativo, além de serem fundamentais para a (re)leitura crítica da realidade.
Palavras-chave: Processos grupais. Administração hospitalar. Educação. Hospitais universitários. Estágios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Maria Dall'Agnol, Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfrmagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS). Departamento de Assistência e Orientação Profissional DAOP). Porto Alegre, RS, Brasil.

Andréia Peres de Oliveira, Hospital Mãe de Deus (HMD), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Enfermagem, Enfermeira do Hospital Mãe de Deus (HMD), Porto Alegre, RS, Brasil.

Adriana Serdotte Freitas Cardoso, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF/UFRGS, Enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Publicado

2017-06-16

Como Citar

1.
Dall’Agnol CM, Oliveira AP de, Cardoso ASF. Estágio de administração em enfermagem: repercussões para a equipe em unidades clínico-cirúrgicas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de junho de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61647

Edição

Seção

Artigos Originais