Alterações respiratórias em trabalhadores: estudo de portuários avulsos
Palavras-chave:
Doenças respiratórias. Saúde do trabalhador. Riscos ambientais. Enfermagem. Risco ocupacional.Resumo
Objetivo: Identificar alterações no sistema respiratório em trabalhadores portuários por meio de exames radiográficos e de função pulmonar; identificar o uso de equipamentos de proteção individual durante as atividades portuárias; e relacionar a idade, tempo de trabalho, exposição a substâncias como os fertilizantes e uso de equipamentos de proteção individual, durante as atividades portuárias, às alterações no sistema respiratório em trabalhadores portuários.
Método: Descritivo e exploratório em um porto marítimo sul brasileiro, de julho de 2014 a janeiro de 2015. Realizou-se análise retrospectiva, quantitativo do resultado da radiografia de tórax e espirometria de 695 prontuários de trabalhadores e análise prospectiva de 66 trabalhadores.
Resultados: a maioria dos trabalhadores não apresentou alterações radiográficas 98,7% e 11,4% apresentaram alterações ventilatórias. Identificou-se correlação positiva para as variáveis, idade, tempo de trabalho e resultado da espirometria.
Conclusão: Houve alteração da função respiratória de trabalhadores portuários avulsos, que pode estar relacionada à exposição aos fertilizantes.
Palavras-chave: Doenças respiratórias. Saúde do trabalhador. Riscos ambientais. Enfermagem. Risco ocupacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.