Vivência de mães de bebês prematuros do nascimento a alta: notas de diários de campo

Authors

  • Marly Veronez Universidade Estadual de Maringá
  • Nataly Alves Barbosa Borghesan Universidade Estadual de Maringá
  • Darci Aparecida Martins Corrêa Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Harumi Higarashi Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Relações mãe-filho. Prematuro. Enfermagem Neonatal. Unidades de Terapia Intensiva.Relações mãe-filho. Prematuro. Enfermagem Neonatal. Unidades de Terapia Intensiva.

Abstract

Objetivo: Descrever o processo de construção do cuidar materno mediado pelo enfermeiro durante o período de internação e alta de bebês prematuros.
Método: Estudo descritivo, exploratório e qualitativo utilizando o referencial metodológico da pesquisa convergente assistencial, envolvendo sete mães de prematuros internados em um hospital do Sul do Brasil, no período de outubro a dezembro de 2011. Os dados oriundos dos registros maternos em diários foram submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: Da análise emergiram três categorias que retratam a trajetória e o processo de adaptação da mãe aos cuidados de seu bebê prematuro, desde a preparação para a alta, até a superação de seus medos e insegurança para o cuidar no domicílio.
Conclusão: Conclui-se pela importância de assistir adequadamente à mãe nesta fase inicial e crítica do bebê hospitalizado, enfatizando o acolhimento e a orientação permanente para o cuidado como estratégias promotoras da autonomia materna e da adaptação domiciliar.
Palavras-chave: Relações mãe-filho. Prematuro. Enfermagem neonatal. Unidades de terapia intensiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marly Veronez, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário Regional de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Paraná, Brasil. 

Nataly Alves Barbosa Borghesan, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Darci Aparecida Martins Corrêa, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento de Enfermagem da UEM. E-mail: osculo@nobel.com.br 

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.  

Published

2017-06-29

How to Cite

1.
Veronez M, Borghesan NAB, Corrêa DAM, Higarashi IH. Vivência de mães de bebês prematuros do nascimento a alta: notas de diários de campo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 Jun. 29 [cited 2025 Jul. 1];38(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/60911

Issue

Section

Artigos Originais