Vivência de mães de bebês prematuros do nascimento a alta: notas de diários de campo
Keywords:
Relações mãe-filho. Prematuro. Enfermagem Neonatal. Unidades de Terapia Intensiva.Relações mãe-filho. Prematuro. Enfermagem Neonatal. Unidades de Terapia Intensiva.Abstract
Objetivo: Descrever o processo de construção do cuidar materno mediado pelo enfermeiro durante o período de internação e alta de bebês prematuros.
Método: Estudo descritivo, exploratório e qualitativo utilizando o referencial metodológico da pesquisa convergente assistencial, envolvendo sete mães de prematuros internados em um hospital do Sul do Brasil, no período de outubro a dezembro de 2011. Os dados oriundos dos registros maternos em diários foram submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: Da análise emergiram três categorias que retratam a trajetória e o processo de adaptação da mãe aos cuidados de seu bebê prematuro, desde a preparação para a alta, até a superação de seus medos e insegurança para o cuidar no domicílio.
Conclusão: Conclui-se pela importância de assistir adequadamente à mãe nesta fase inicial e crítica do bebê hospitalizado, enfatizando o acolhimento e a orientação permanente para o cuidado como estratégias promotoras da autonomia materna e da adaptação domiciliar.
Palavras-chave: Relações mãe-filho. Prematuro. Enfermagem neonatal. Unidades de terapia intensiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.