Reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele: o cotidiano de mães cuidadoras

Autores

  • Giselle Lima de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabiana Faleiros Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Josana Cristina Faleiros e Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Meningomielocele, Cuidador, Continuidade da assistência ao paciente, Reabilitação

Resumo

Objetivo: Analisar o cotidiano de cuidados praticados por mães de crianças e de adolescentes com mielomeningocele no domicílio.
Métodos: Estudo descritivo-exploratório, abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com 16 mães de crianças e de adolescentes com mielomeningocele, por meio de entrevista e observação, de maio a agosto de 2015, em municípios de Minas Gerais, e submetidos à Análise de Conteúdo Temática.
Resultados: As categorias: “Do impacto do nascimento à naturalização dos cuidados” e “A mudança no cotidiano da mulher mãe” evidenciam um cotidiano materno marcado pelo cuidado, limitando suas possibilidades e atividades aos muros das próprias casas, sendo a independência dos filhos um desejo expresso pelas mães.
Conclusões: As transformações nos âmbitos emocional, econômico e social e as dificuldades enfrentadas pelas mães para garantir a continuidade do cuidado apontam a relevância de políticas públicas inclusivas e a importância dos profissionais de saúde na reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele e para suas famílias.
Palavras-chave: Meningomielocele. Cuidadores. Continuidade da assistência ao paciente. Reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Lima de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais

Roseni Rosângela de Sena, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Professora Emérita do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minais Gerais.

Fabiana Faleiros, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Josana Cristina Faleiros e Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Aluna de pós-graduação (mestrado) da Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-01-30

Como Citar

1.
Freitas GL de, Sena RR de, Faleiros F, Faleiros e Silva JC. Reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele: o cotidiano de mães cuidadoras. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de janeiro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];37(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/60310

Edição

Seção

Artigos Originais