Mulheres rurais e situações de violência: fatores que limitam o acesso e a acessibilidade à rede de atenção à saúde

Authors

  • Marta Cocco da Costa Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte-RS – Campus Palmeira das Missões
  • Ethel Bastos da Silva Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte-RS – Campus Palmeira das Missões
  • Joannie dos Santos Fachinelli Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luana Cristina Borth Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte-RS – Campus Palmeira das Missões
  • Fernanda Honnef Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte-RS – Campus Palmeira das Missões

Keywords:

Violência contra a mulher, Atenção Primária a Saúde, Saúde da população rural, Acesso aos Serviços de Saúde, Saúde da Mulher.

Abstract

Objetivo: Analisar o acesso e a acessibilidade à rede de atenção às mulheres em situação de violência, residentes em contextos rurais, a partir dos discursos de profissionais.
Métodos: Estudo qualitativo, exploratório descritivo, com profissionais dos serviços da rede de atenção à violência de quatro municípios da região norte do Rio Grande do Sul. As informações foram geradas por meio de entrevistas realizadas entre agosto e dezembro de 2014 e analisadas pela modalidade temática.
Resultados: (Des)informação das mulheres, distância, acesso restrito ao transporte, dependência do companheiro, (des)atenção dos profissionais para acolher as mulheres em situação de violência e (des)articulação da rede são fatores limitantes do acesso e têm como consequência o não enfrentamento dessa problemática.
Conclusão: Aproximar os serviços que integram a rede de atenção à violência contra a mulher e qualificar os profissionais para acolher essas situações pode facilitar o acesso e a adesão das mulheres rurais a esses serviços.
Palavras-chave: Violência contra a mulher. Atenção primária à saúde. Saúde da população rural. Acesso aos serviços de saúde. Saúde da mulher.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-06-22

How to Cite

1.
Cocco da Costa M, Bastos da Silva E, dos Santos Fachinelli Soares J, Cristina Borth L, Honnef F. Mulheres rurais e situações de violência: fatores que limitam o acesso e a acessibilidade à rede de atenção à saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 Jun. 22 [cited 2025 Jul. 1];38(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/59553

Issue

Section

Artigos Originais