Oxigenoterapia hiperbárica para tratamento de feridas

Autores

  • Sabrina Meireles Andrade Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-Universidade de Pernambuco (UPE).Pós Graduação em Estomaterapia.
  • Isabel Cristina Ramos Vieira Santos Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/ Universidade de Pernambuco.

Palavras-chave:

CICATRIZAÇÃO, OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA, FERIDAS

Resumo

Objetivo: Descrever os tipos mais frequentes de feridas com indicação para terapia por oxigênio hiperbárico e os resultados obtidos.
Método: Estudo transversal, realizado em um Centro Hiperbárico localizado na cidade de Salvador, Bahia. Os prontuários de 200 pacientes tratados com oxigênio hiperbárico foram revisados, no período de janeiro a novembro de 2013, analisando-se as variáveis da pessoa, clínicas, indicação, número de sessões e cicatrização da ferida, através de estatística descritiva e teste de associação Qui-quadrado de Pearson com correção de Yates, adotando-se um nível de 5%.
Resultados: As feridas mais frequentemente encontradas como indicação para terapia por oxigênio hiperbárico foram: úlcera venosa, lesão traumática e pé diabético. Os pacientes com feridas crônicas realizaram um menor número de sessões (61,1%) e tiveram suas feridas cicatrizadas ou reduzidas (62,0%) quando comparados com aqueles com feridas agudas.
Conclusão: A terapia por oxigênio hiperbárico é um tratamento efetivo para pacientes com feridas crônicas.
Palavras-chave: Cicatrização. Oxigenação hiperbárica. Cuidados de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Meireles Andrade, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-Universidade de Pernambuco (UPE).Pós Graduação em Estomaterapia.

Enfermeira  estomaterapeuta. Enfermeira Técnica Responsável no Estado da Bahia e Sergipe  na  Linha Continence & Critical Care da ConvaTec.

Isabel Cristina Ramos Vieira Santos, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/ Universidade de Pernambuco.

Enfermeira estomaterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães – CpqAM/ Fundação Oswaldo Cruz –FIOCRUZ. Profª adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/ Universidade de Pernambuco. 

Publicado

2016-06-09

Como Citar

1.
Andrade SM, Vieira Santos ICR. Oxigenoterapia hiperbárica para tratamento de feridas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de junho de 2016 [citado 29º de março de 2024];37(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/59257

Edição

Seção

Artigos Originais