Cuidados prestados à mulher na visita domiciliar da “Primeira Semana de Saúde Integral”
Palavras-chave:
Período pós-parto, Visita domiciliar, Programa Saúde da Família, Saúde da Mulher, Avaliação em saúde.Resumo
Objetivo: Avaliar o cuidado prestado à mulher na visita domiciliar da “Primeira Semana de Saúde Integral”.
Método: Estudo transversal realizado em serviço especializado do Recife, Pernambuco. Entre setembro e dezembro de 2013, 190 puérperas cadastradas na Estratégia Saúde da Família responderam a um questionário para verificar a existência de associação entre a visita domiciliar e as variáveis investigadas, utilizando o teste Qui-quadrado, com nível de confiança de 95%.
Resultados: Predominou idade de até 29 anos (68,5%) e risco gestacional alto (59,5%), sendo 46,9% primíparas. Na primeira semana pós-alta, 42,1% receberam visita. Constatou-se associação entre atenção pré-natal em nível local e visita na primeira semana (p=0,049). A participação do enfermeiro na visita estava associada à maior realização de exame de mama (p=0,000), abdômen (p=0,000) e investigação de condições emocionais (p=0,029).
Conclusões: Evidencia-se a necessidade de instituir um planejamento rotineiro para efetuar a visita domiciliar programática, priorizando as puérperas de risco.
Palavras-chave: Período pós-parto. Visita domiciliar. Estratégia Saúde da Família. Saúde da mulher. Avaliação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.

















