Incidência de flebite e flebite pós-infusional em adultos hospitalizados
Keywords:
Flebite, Cateteres, Segurança do Paciente, Enfermagem.Abstract
Objetivo: Avaliar a incidência de flebite durante o uso de cateter intravenoso periférico (CIP) e pós-infusional e analisar a associação com fatores de risco em pacientes hospitalizados.
Método: Estudo de coorte com 165 pacientes adultos internados em hospital universitário de Porto Alegre que totalizaram 447 acessos no período de dezembro 2014 a fevereiro 2015. A coleta dos dados foi diária, e a análise dos dados ocorreu pela estatística descritiva e analítica.
Resultados: A incidência de flebite durante o uso do CIP foi de 7,15% e de flebite pós-infusional, 22,9%. A flebite durante o uso do cateter associou-se com a Amoxicilina + Ácido Clavulânico. A flebite pós-infusional apresentou associação do grau de gravidade com a idade e com o uso de Amoxacilina + Ácido Clavulânico, Cloridrato de Tramadol e Anfotericina.
Conclusão: A incidência de flebite pós-infusional mostrou-se um indicador importante para a análise do cenário da qualidade da assistência em saúde.
Palavras-chave: Flebite. Cateteres. Segurança do paciente. Enfermagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.