Estratégias defensivas no ambiente laboral da enfermagem nas instituições de longa permanência para idosos

Autores

  • Pâmela Patricia Mariano Universidade Estadual de Maringá
  • Lígia Carreira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Enfermagem, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Saúde do trabalhador, Estresse psicológico.

Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias defensivas utilizadas pelos trabalhadores de enfermagem das Instituições de Longa Permanência para Idosos perante o sofrimento laboral.
Metodologia: Pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, realizada com 27 trabalhadores de enfermagem de Instituição de Longa Permanência para Idosos, por meio de entrevistas entre abril e setembro de 2013. Utilizou-se a análise de conteúdo e a teoria Psicodinâmica do Trabalho para analisar os dados.
Resultados: As estratégias utilizadas foram considerar a morte do idoso como algo natural, perceber o óbito daquele em condição crítica como encerramento do sofrimento, compreender os comportamentos resistentes dos idosos como sintomas de doenças e da senilidade, limitar os problemas do trabalho na vida pessoal e restringir o envolvimento afetivo com os idosos.
Conclusão: Os profissionais de enfermagem indicaram desenvolver estratégias defensivas de âmbito individual que podem ser agrupadas entre medidas de proteção, adaptação e exploração para conviver com as situações geradoras de sofrimento laboral.
Palavras-chave: Enfermagem. Instituição de longa permanência para idosos. Saúde do trabalhador. Satisfação no emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Patricia Mariano, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, atuante na área de saúde saúde do trabalhador e unidade de terapia intensiva.

Lígia Carreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2016-09-05

Como Citar

1.
Mariano PP, Carreira L. Estratégias defensivas no ambiente laboral da enfermagem nas instituições de longa permanência para idosos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5º de setembro de 2016 [citado 29º de março de 2024];37(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58587

Edição

Seção

Artigos Originais