Gênese da atenção domiciliária no Brasil no início do século XX
Palavras-chave:
Vigilância da População. Serviços de Assistência Domiciliar. Enfermagem.Resumo
Objetivo: problematizar as condições de possibilidade para o aparecimento da atenção domiciliária no início do século XX no Brasil.
Método: estudo de inspiração genealógica sobre a atenção domiciliária. O material empírico foi constituído por dois documentos legais sobre o tema publicados no Diário Oficial. A análise documental utilizou as ferramentas analíticas poder, poder disciplinar e biopolítica, inspiradas em Foucault.
Resultados: foram elaboradas duas categorias: “Vigilância no domicílio: as enfermeiras visitadoras e a tuberculose” e “Registros: o aparelho político e econômico”.
Considerações finais: A tuberculose, a nova profissão das enfermeiras visitadoras, os registros produzidos pela vigilância e a análise minuciosa das cidades conferiram à atenção domiciliária um caráter de vigilância, inspeção e controle voltado a conduzir as condutas dos indivíduos.
Palavras-chave: Vigilância da população. Serviços de assistência domiciliar. Assistência domiciliar. Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.