Associação entre estado nutricional, aleitamento materno exclusivo e tempo de internação hospitalar de crianças

Autores

  • Márcia Koja Breigeiron Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maitê Nunes de Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Olívia Winiemko de Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Luíza Maria Gerhardt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Melissa Tumelero Valente Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Maria Carolina Witkowski Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Estado Nutricional, Desmame Precoce, Tempo de Internação

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre estado nutricional, aleitamento materno exclusivo e tempo de internação hospitalar de crianças.
Método: Estudo transversal. Amostra por conveniência, com 146 crianças de 1-48 meses e seus responsáveis. Dados coletados em unidades pediátricas de um hospital do sul do Brasil, entre janeiro e agosto de 2012. Para análise, utilizaram-se os coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman.
Resultados: As crianças foram classificadas em: eutróficas (71,9%), risco para sobrepeso (13,0%); obesidade (6,2%); magreza (4,1%); sobrepeso (2,7%) e magreza acentuada (2,1%). O aleitamento materno exclusivo demonstrou ser um fator de proteção contra a magreza acentuada (P=0,029); estar sendo amamentado (P=0,024) ou ter sido amamentado (P=0,000) foram identificados como fatores de proteção contra sobrepeso, risco para sobrepeso e obesidade. O tempo de internação hospitalar foi maior para sobrepeso/obesidade e menor para magreza acentuada/magreza (P=0,785).
Conclusão: Inadequado estado nutricional e desmame precoce não foram fatores de risco para o maior tempo de internação nesta amostra.
Palavras-chave: Estado nutricional. Desmame. Tempo de internação. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Koja Breigeiron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutorado em Ciências Biológicas/Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunto do Departamento Materno-Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. 

Maitê Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Ana Olívia Winiemko de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.

Luíza Maria Gerhardt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunto do Departamento Médico-Cirúrgico da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Melissa Tumelero Valente, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Residente de Enfermagem da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.Porto Alegre, RS, Brasil.

Maria Carolina Witkowski, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira do Serviço de Enfermagem Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mestrado em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Doutoranda do Pós Graduação da Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
Breigeiron MK, Miranda MN de, Souza AOW de, Gerhardt LM, Valente MT, Witkowski MC. Associação entre estado nutricional, aleitamento materno exclusivo e tempo de internação hospitalar de crianças. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 28º de março de 2024];36:47-54. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/57459