Saúde e ambiente nas políticas públicas em municípios que cultivam tabaco no sul do Brasil

Autores

  • Vilma Constancia Fioravante dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz Profª Departamento de Nutrição Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Deise Lisboa Riquinho Profª Departamento de Orientação profissional (DAOP) Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilise Oliveira Mesquita Professora adjunta do Bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Agroquímicos, População Rural, Políticas Públicas

Resumo

Objetivo: Analisar os desafios e as potencialidades para o desenvolvimento e a implementação de Políticas Públicas Locais que enfoquem a relação entre o uso do agrotóxico, a saúde da população rural e do ambiente em municípios produtores de tabaco do sul do Brasil.
Métodos: Pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, realizada em três municípios produtores de tabaco, por meio de entrevistas semiestruturadas com sete atores envolvidos na atenção à saúde municipal. Os dados foram analisados por meio da análise temática.
Resultados: A problemática em estudo não está entre as prioridades para as Políticas Públicas Locais. Contudo, os municípios apresentam iniciativas que envolvem ações sobre o uso de agrotóxicos, articuladas com a educação permanente e ações intersetoriais.
Conclusões: Ações para proteger a saúde dos produtores rurais estão necessariamente amalgamadas ao desenvolvimento sustentável, neste sentido, a agenda pública atenderia os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Agroquímicos. População rural. Políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Constancia Fioravante dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira; Mestre e Doutoranda pelo curso de Pós-graduação em Enfermagem, da UFRGS (PPGEnf/UFRGS). Membro do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GESC/UFRGS)

Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Profª Departamento de Nutrição Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do curso de Nutrição da UFRGS. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS.

Deise Lisboa Riquinho, Profª Departamento de Orientação profissional (DAOP) Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola enfermagem. Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003).

Marilise Oliveira Mesquita, Professora adjunta do Bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no período de 2003 a 2005. 

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
dos Santos VCF, Ruiz ENF, Riquinho DL, Mesquita MO. Saúde e ambiente nas políticas públicas em municípios que cultivam tabaco no sul do Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 26º de abril de 2025];36:215-23. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/57189