Cuidar mulheres em situação de violência: empoderamento da enfermagem em busca de equidade de gênero

Autores/as

  • Laura Ferreira Cortes Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Stela Maris de Mello Padoin Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Letícia Becker Vieira Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Maria Celeste Landerdahl Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Jaqueline Arboit Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Palabras clave:

Violência contra a Mulher, Gênero e Saúde, Assistência à Saúde, Enfermagem

Resumen

Objetivos: Conhecer as ações de cuidar de mulheres em situação de violência por enfermeiras em serviços de urgência e emergência e analisar as ações que busquem o empoderamento de mulheres para a equidade de gênero.
Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, realizado mediante entrevistas com 10 enfermeiras trabalhadoras do Centro Obstétrico e Pronto Socorro de um Hospital Universitário do Sul do Brasil e Pronto Atendimento Municipal, de janeiro a abril de 2013. Realizou-se Análise de Conteúdo Temática, adotando-se gênero como categoria analítica.
Resultados: Elementos do cuidado clínico: remetem-se aos procedimentos e técnicas de enfermagem. Elementos de cuidado não clínico: remetem-se a conversa, escuta e orientação às mulheres e familiares.
Conclusões: Desvelar tais ações torna-se relevante a fim de qualificar a assistência de enfermagem junto aos demais profissionais de saúde e os serviços de atenção às mulheres em situação de violência.
Palavras-chave: Violência contra a mulher. Gênero e saúde. Identidade de gênero. Assistência à saúde. Enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Ferreira Cortes, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira, Especialista em Sistema Público de Saúde, Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda, bolsista DS-CAPES PPGEnf-UFSM. Vice-Líder do Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) do Dpto. de Enfermagem da UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde da Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM).

Stela Maris de Mello Padoin, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira, professora, doutora do Departamento de Enfermagem da UFSM. Coordenadora do Program de Pós-Graduação em Enfemragem da universidade federal de Santa Maria. Liderança compartilhada do GP-PEFAS/UFSM.

Letícia Becker Vieira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira, professora, doutora do Departamento de Assistência e Orientação Profissional - Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Celeste Landerdahl, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira, professora, doutora do Departamento de Enfermagem da UFSM. Líder NEMGeP/UFSM.

Jaqueline Arboit, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira, mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista DS-CAPES, PPGEnf-UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde da Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM).

Publicado

2016-03-14

Cómo citar

1.
Ferreira Cortes L, de Mello Padoin SM, Becker Vieira L, Landerdahl MC, Arboit J. Cuidar mulheres em situação de violência: empoderamento da enfermagem em busca de equidade de gênero. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14 de marzo de 2016 [citado 26 de abril de 2025];36:77-84. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/57162