Implementação de residência multiprofissional em saúde de uma universidade federal: trajetória histórica

Autores

  • Gabriela Del Mestre Martins Enfermeira da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
  • Rita Catalina Aquino Caregnato Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Véra Lucia Maciel Barroso Faculdade Porto-Alegrense – FAPA.
  • Daniela Celiva Pedrotti Ribas

Palavras-chave:

Internato não médico, Especialização, Unidade de Terapia Intensiva,

Resumo

Objetivo: Conhecer a trajetória histórica do processo de implementação da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Método: Trata-se de uma pesquisa histórica, norteada pela História Oral Temática. As entrevistas com seis profissionais de ambas as instituições foram realizadas de outubro a dezembro de 2013. Foi aplicada a análise de conteúdo como método analítico.
Resultados: Emergiram três as categorias temáticas: Fortalecimento das Instituições envolvidas; Qualificação Profissional para o Intensivismo; e Implementação do Programa.
Conclusões: Conhecer a trajetória histórica de um Programa modelo Residência Multiprofissional em Saúde, evidenciou os esforços para unir ensino e serviço com a finalidade de qualificar profissionais da saúde fortalecendo a equipe para mudar o modelo hegemônico de atenção à saúde médico-assistencial.
Palavras chave: Internato não médico. Especialização. Unidades de terapia intensiva. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Del Mestre Martins, Enfermeira da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande, trabalha na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Rita Catalina Aquino Caregnato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde com ênfase em Intensivismo da UFCSPA/ISCMPA.

Véra Lucia Maciel Barroso, Faculdade Porto-Alegrense – FAPA.

Licenciada em Ciências Sociais e em História. Doutora em História do Brasil. Professora Adjunta da Faculdade Porto-Alegrense – FAPA.

Historiógrafa do Centro Histórico-Cultural da ISCMPA.

Daniela Celiva Pedrotti Ribas


Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva.

Publicado

2016-08-16

Como Citar

1.
Martins GDM, Caregnato RCA, Barroso VLM, Ribas DCP. Implementação de residência multiprofissional em saúde de uma universidade federal: trajetória histórica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de agosto de 2016 [citado 18º de abril de 2024];37(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/57046

Edição

Seção

Artigos Originais