O uso do Escore de Bologna na avaliação da assistência a partos normais em maternidades
Palavras-chave:
Avaliação em Saúde, Parto Normal, Mortalidade Perinatal, Objetivos de Desenvolvimento do MilênioResumo
Objetivo: Avaliar a assistência ao parto e ao nascimento em maternidades de risco habitual em uma capital do sul do Brasil.
Método: Trata-se de uma pesquisa avaliativa, retrospectiva, quantitativa, desenvolvida em três maternidades. As variáveis relativas ao Escore de Bolonha (presença de acompanhante; uso de partograma; ausência de estimulação ao trabalho de parto; parto em posição não supina; contato pele-a-pele da mãe com o recém-nascido) foram coletados em 406 prontuários, tabulados em planilhas eletrônicas e submetidos à análise de frequência simples. A coleta foi realizada de junho a setembro de 2014.
Resultados: As pontuações atribuídas variam de 0 a 5, de acordo com a realização ou não da prática. Obtiveram-se pontuações: 0 (7%); 1 (44,1%); 2 (40,4%); 3 (12,1%), 4 (2,5%), e 5 (0,2%).
Conclusão: Nas maternidades de risco habitual avaliadas, o atendimento ao parto e ao nascimento não corresponde aos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Palavras-chave: Avaliação em saúde. Parto normal. Mortalidade perinatal. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.