Violência sexual contra adolescentes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Lucyana Conceição Lemes Justino Prefeitura Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Cristina Brandt Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Maria Auxiliadora de Souza Gerk Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Simone Sousa Oliveira Fonseca Hospital Regional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Alisson André Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Antonio Conceição Paranhos Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Violência sexual, Enfermagem pediátrica, Saúde do adolescente, Enfermagem em saúde pública, Análise espacial

Resumo

Objetivo: Analisar a situação da violência sexual contra adolescentes.
Métodos: Estudo transversal com análise espacial, abrangendo 172 fichas de notificação, de janeiro de 2009 a janeiro de 2013, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para a análise espacial, os dados foram agrupados por bairro. A análise estatística dos dados foi descritiva.
Resultados: Os adolescentes em situação de violência foram majoritariamente meninas (94,8%) e de cor branca (37,8%). Predominou a violência intrafamiliar (51,7%) e com um perpetrador (66,9%). A gravidez (8,7%) foi uma das consequências. Os casos tiveram distribuição homogênea no município, sem padrão espacial preferencial e sem distinção de estrato social.
Conclusões: Apesar da subnotificação de casos de violência sexual, a frequência e as consequências individuais e coletivas desta são suficientemente graves para torná-la uma questão de saúde pública.
Palavras-chave: Violência sexual. Enfermagem pediátrica. Saúde do adolescente. Enfermagem em saúde pública. Análise espacial. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucyana Conceição Lemes Justino, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Cristina Brandt Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Ciências, Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Curso de Graduação em Enfermagem e Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Maria Auxiliadora de Souza Gerk, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Ciências, Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Curso de Graduação em Enfermagem e Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Simone Sousa Oliveira Fonseca, Hospital Regional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Enfermeira do Hospital Regional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Alisson André Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Tecnologias Ambientais e Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Antonio Conceição Paranhos Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Geologia, Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua em vários cursos de graduação e pós-graduação da UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
Justino LCL, Nunes CB, Gerk MA de S, Fonseca SSO, Ribeiro AA, Paranhos Filho AC. Violência sexual contra adolescentes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 26º de abril de 2025];36:239-46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56820