“O Sistema Único de Saúde que dá certo”: ações de humanização no pré-natal

Autores

  • Camila Nunes Barreto Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul
  • Laís Antunes Wilhelm Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Cruz da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Neumaier Alves Universidade Federal de Pelotas
  • Luiza Cremonese Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Beatriz Ressel Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Humanização da assistência, Atenção primária à saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Entender como ocorre a aproximação dos pressupostos de humanização das políticas públicas e dos programas de saúde propostos pelo Ministério da Saúde na práxis da atenção pré-natal de risco habitual.
Método: Estudo de campo, descritivo exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada de fevereiro a junho de 2014, com observação participante e entrevista semiestruturada, em quatro unidades de saúde da família, tendo a participação de cinco enfermeiros e três médicos. Quanto à análise de dados, optou-se pela Proposta Operativa.
Resultados: As categorias reveladas neste estudo que promoveram a humanização da atenção pré-natal foram: a aproximação e a vinculação da gestante e de sua família com as unidades de saúde da família e a educação permanente como facilitadora da humanização no pré-natal.
Conclusões: Compreende-se que para a aproximação de uma atenção humanizada é necessário um olhar ampliado frente às singularidades das mulheres.
Palavras-chave: Cuidado pré-natal. Humanização da assistência. Atenção primária à saúde. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Nunes Barreto, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Enfermeira na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora Regional de DST/AIDS na Oitava Coordenadoria Regional de Saúde. Docente no curso de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Campus Cachoeira do Sul.

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutoranda em Enfermagem na UFSM.

Silvana Cruz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Camila Neumaier Alves, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do curso de enfermagem da Universidade Ritter dos Reis - UniRitter 

Luiza Cremonese, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria,

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Professora Doutora, Departamento de Enfermagem/Programa de pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria/PPGENF/UFSM. 

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
Barreto CN, Wilhelm LA, da Silva SC, Alves CN, Cremonese L, Ressel LB. “O Sistema Único de Saúde que dá certo”: ações de humanização no pré-natal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 18º de abril de 2024];36:168-76. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56769