Enfrentando uma experiência difícil mesmo com apoio: a adolescente menor vivenciando a maternagem
Palavras-chave:
Educação em saude, Puericultura, AdolescenciaResumo
Objetivos: Compreender o significado do cuidar do filho para a mãe adolescente menor, desvelar as demandas para o cuidado e construir um Modelo Teórico sobre essa vivência.
Método: Pesquisa qualitativa: adotou-se o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados, como metodológico. Participaram do estudo nove mães adolescentes. Técnica de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, realizadas de setembro de 2008 a setembro de 2011, na consulta de enfermagem em puericultura do Centro Assistencial Cruz de Malta, instituição filantrópica da Cidade de São Paulo/ Brasil.
Resultados: A análise dos dados levou à construção do Modelo Teórico, Enfrentando uma experiência difícil mesmo com apoio.
Conclusão: A experiência revelou que as dificuldades para cuidar, mesmo com ajuda, não são supridas, apenas amenizadas e que as mães adolescentes não apresentam maturidade para superar essa vivência.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência. Relações mãe-filho. Cuidado da criança. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.