Promovendo saúde em comunidades vulneráveis: tecnologias sociais na redução da pobreza e desenvolvimento sustentável

Autores

  • Elenilda Farias de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Viviane Silva de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Samylla Maira Costa Siqueira Universidade Federal da Bahia
  • Thais de Andrade Alves Universidade Federal da Bahia
  • Ivana Mota dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Climene Laura de Camargo Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Tecnologias Sociais, Equidade em Saúde

Resumo

Objetivo: Relato de experiência sobre a implantação de tecnologias sociais em comunidades vulneráveis, objetivando promover potencialidades individuais e comunitárias por meio da promoção da saúde, da redução da pobreza e do desenvolvimento sustentável.
Método: Relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido (julho/2013 e junho/2015) com 200 pessoas de comunidades vulneráveis na Bahia. Ações em três etapas: 1) Sensibilização e diagnósticos; 2) Oficinas diversas; 3) Implantação de Tecnologias Sociais.
Resultados: Sensibilização dos participantes sobre a importância do desenvolvimento sustentável; diagnóstico de condições ambientais e de saúde. Realização do planejamento de ações para o desenvolvimento sustentável, a implementação de oficinas de artefatos acústicos (fibras naturais) e de cozinhas (doces caseiros).
Conclusões: Considerando que a promoção da saúde engloba ações voltadas à qualidade de vida, a utilização de tecnologias sociais favoreceu a promoção da saúde, pois estimulou o potencial dos participantes. Ademais, permitiu a diversificação da fonte de renda e o desenvolvimento sustentável, criando meios para a redução da pobreza e promovendo sustentabilidade, qualidade de vida e promoção da saúde.
Palavras-chaves: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ciência, tecnologia e sociedade. Tecnologia de baixo custo. Equidade em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilda Farias de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora da Faculdade Adventista da Bahia. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Bahia, Brasil.

Viviane Silva de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Especialista em saúde Pública pela Faculdade Adventista da Bahia. Professora da Faculdade Adventista da Bahia.

Samylla Maira Costa Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (2014). Professora da Faculdade São Salvador, Salvador, Bahia, Brasil

Thais de Andrade Alves, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB

Ivana Mota dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica PIBIEX

Climene Laura de Camargo, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutorado pela Université Rene Descartes-Sorbonne. Professora Associado Nível IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Brasil

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
de Oliveira EF, de Jesus VS, Siqueira SMC, Alves T de A, dos Santos IM, de Camargo CL. Promovendo saúde em comunidades vulneráveis: tecnologias sociais na redução da pobreza e desenvolvimento sustentável. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 18º de abril de 2024];36:200-6. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56705