Fatores que influenciam na interrupção do aleitamento materno exclusivo em nutrizes

Autores/as

  • Luna Jamile Xavier Amaral Universidade Estadual da Paraíba.
  • Sandra dos Santos Sales Universidade Estadual da Paraíba.
  • Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.
  • Giovanna Karinny Pereira Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.
  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Palabras clave:

Aleitamento materno, Desmame, Saúde da Família

Resumen

Objetivo: Identificar os fatores que podem influenciar as nutrizes na interrupção do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do lactente.
Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada com 14 mulheres que estavam em aleitamento materno e realizaram pré-natal em Unidades Básicas de Saúde da Família no município de Campina Grande-PB, no período de abril a maio de 2013. Os dados foram tratados pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin.
Resultados: Pouco conhecimento das nutrizes em relação ao vínculo afetivo do binômio, à redução dos gastos da família com a alimentação da criança e ao risco de hemorragias no pós-parto; crença na produção insuficiente de leite; dificuldade de pega da mama; e diversas intercorrências mamárias no pós-parto.
Conclusões: É necessário expandir as orientações e o apoio ao AM com vistas principalmente ao apoio às nutrizes nas primeiras semanas pós-parto.
Palavras-chave: Aleitamento materno. Desmame. Saúde da família. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luna Jamile Xavier Amaral, Universidade Estadual da Paraíba.

Enfermeira pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Saúde de Família pela Faculdade Integrada de Patus (FIP).

Sandra dos Santos Sales, Universidade Estadual da Paraíba.

Enfermeria. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande. Professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba.

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Giovanna Karinny Pereira Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN.

Publicado

2016-03-14

Cómo citar

1.
Xavier Amaral LJ, dos Santos Sales S, de Souza Rego Pinto Carvalho DP, Pereira Cruz GK, Campos de Azevedo I, Ferreira Júnior MA. Fatores que influenciam na interrupção do aleitamento materno exclusivo em nutrizes. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14 de marzo de 2016 [citado 26 de abril de 2025];36:127-34. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56676