Contribuições de programas e políticas públicas para a melhora da saúde materna

Autores

  • Fabiana Villela Mamede Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP), Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.
  • Patrícia Santos Prudêncio Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP), Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Enfermagem, Bem estar-materno, Saúde reprodutiva

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições de programas e políticas públicas para a melhoria da saúde materna.
Método: Estudo histórico-reflexivo na perspectiva do referencial teórico dos direitos sexuais e reprodutivos.
Resultados: A saúde materna está inserida nos direitos sexuais e reprodutivos, sendo estes vistos como direitos humanos e de responsabilidade do Estado. Muitos programas e políticas públicas têm sido desenvolvidos e aprimorados com o objetivo de melhorar a saúde materna e de colaborar no cumprimento do quinto objetivo do desenvolvimento do milênio.
Conclusões: O desenvolvimento e o aprimoramento de programas e políticas públicas tiveram importante papel na organização dos sistemas de saúde de modo a se refletirem na melhoria dos indicadores de saúde materna. Entretanto, a perpetuação de elevados índices de mortalidade materna ao longo dos anos ressalta a necessidade de se repensar a trajetória percorrida até o presente momento.
Palavras chave: Cuidado pré-natal. Enfermagem. Bem-estar materno. Saúde reprodutiva. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Villela Mamede, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP), Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Professora Doutora, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, na Área da Saúde da Mulher.

Patrícia Santos Prudêncio, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP), Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Doutoranda, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, na Área da Saúde da Mulher.

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
Mamede FV, Prudêncio PS. Contribuições de programas e políticas públicas para a melhora da saúde materna. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 18º de abril de 2024];36:262-6. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56644