Refletindo sobre as contribuições da enfermagem para a saúde global

Autores

  • Vivian Aline Preto Enfermeira, professora no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Doutoranda do programa de enfermagem psiquiátrica da EERP/USP
  • Carla Aparecida Ventura Professor associado ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.
  • Jéssica Magalhães Felipe Batista Enfermeira. Pós-graduanda do Programa de Mestrado em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.
  • Isabel Amélia Costa Mendes Enfermeira. Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.

Palavras-chave:

saúde global, enfermagem

Resumo

Objetivos: Discutir as possibilidades de contribuição da enfermagem para a saúde global por meio de uma abordagem das bases do conhecimento e do potencial da enfermagem e refletir sobre a formação do enfermeiro e suas competências e habilidades para atuar na saúde global.
Resultados: Verificou-se que o enfermeiro contribui para a saúde global em áreas relacionadas à política dos sistemas de saúde, determinantes sociais de saúde/doença, questões globais relacionadas à cultura, epidemias, doenças transmissíveis e não transmissíveis, epidemiologia, ações humanitárias e situações emergenciais. Observou-se que as universidades desempenham um papel fundamental nesta contribuição.
Conclusões: Concluiu-se que o enfermeiro é um profissional que contribui ativamente para a saúde global, seja em situações políticas, sociais, econômicas ou culturais, tendo as universidades um importante papel para a formação desse profissional que atua na saúde global.
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Saúde global. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Ventura, Professor associado ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993), graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), especialização em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Direito Internacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Com Livre Docência defendida em 2011, é Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São PauloP

Isabel Amélia Costa Mendes, Enfermeira. Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.

Graduada em Enfermagem (1968) e Enfermagem de Saúde Pública (1969) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (EERP-USP); Mestre em Ciências da Enfermagem UFRJ (1975); Doutor (1986) e Livre-docente em Enfermagem (1989) pela EERP/USP. É Professor Titular da EERP/USP

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
Preto VA, Ventura CA, Batista JMF, Mendes IAC. Refletindo sobre as contribuições da enfermagem para a saúde global. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 26º de abril de 2025];36:267-70. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56643