Desempenho dos serviços de controle da tuberculose em municípios do Paraná: enfoque na família
Palavras-chave:
Tuberculose. Família. Avaliação de Serviços de Saúde. Enfermagem.Resumo
Objetivo: Analisar, sob a perspectiva dos usuários, o desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose em relação ao enfoque na família.
Métodos: Estudo descritivo, quanti-qualitativo com 89 pacientes que realizavam o tratamento de tuberculose no âmbito da 15ª Regional de Saúde do Paraná. Os dados foram coletados entre abril e junho de 2012 por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados
quantitativos foram submetidos à análise de variância ou ao teste de Kruskall-Wallis, e os dados qualitativos, à análise de conteúdo.
Resultados: Os dados quantitativos mostraram que as Unidades Básicas de Saúde apresentaram melhor desempenho em relação aos indicadores: conhecimento pelos profissionais de saúde das pessoas que moram com o usuário (p=0,1340) e avaliação dos familiares com exames específicos (p=0,1430), enquanto os ambulatórios de referência foram melhor avaliados quanto ao diálogo com os familiares sobre tuberculose (p=0,5203) e o seu tratamento (p=0,4788). Da análise dos dados qualitativos emergiram duas categorias: envolvimento da família no tratamento da tuberculose e desconexão do serviço de saúde com a família do doente com tuberculose.
Conclusões: Considera-se que a equipe de saúde deve oferecer suporte e orientações às famílias, pois elas são fonte de cuidado e apoio às pessoas em tratamento de tuberculose.
Palavras-chave: Tuberculose. Família. Avaliação de serviços de saúde. Enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.