Enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes na perspectiva de enfermeiros da atenção básica

Autores

  • Jéssica Totti Leite Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida Beserra Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco.
  • Liliana Scatena Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Lygia Maria Pereira Silva Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

Palavras-chave:

Violência doméstica, Atenção primária à saúde, Enfermagem em saúde comunitária, Criança, Adolescente.

Resumo

Objetivo: Analisar as ações relatadas por enfermeiros da atenção básica no enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes.
Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada em cinco Unidades de Estratégia de Saúde da Família do Estado de São Paulo, Brasil. Dados coletados no segundo semestre de 2013 através de entrevistas semiestruturadas com cinco enfermeiras e analisados através de análise de conteúdo, modalidade temática.
Resultados: Emergiram dois núcleos temáticos: “Políticas públicas identificadas pelas enfermeiras” e “Ações das enfermeiras diante da violência permeadas por medos e conflitos”. As enfermeiras conheciam as políticas públicas, mas não conseguiam colocá-las em prática; estavam despreparadas para identificar e enfrentar a violência; não participavam de cursos de capacitação; temiam notificar os casos detectados de violência.
Conclusão: As principais limitações ao trabalho prático dos enfermeiros são a sobrecarga de trabalho, a falta de segurança e a dinâmica de trabalho desarticulada com a rede de proteção as quais levam à subnotificação dos casos de violência.
Palavras-chave: Violência doméstica. Atenção primária à saúde. Enfermagem em saúde comunitária. Criança. Adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Totti Leite, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Maria Aparecida Beserra, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco.

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA, Brasil.

Doutoranda do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; Ribeirão Preto - SP / São Paulo - SP, Brasil.

Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco, Recife - PE, Brasil.

Liliana Scatena, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; Ribeirão Preto - SP / São Paulo - SP, Brasil.

Lygia Maria Pereira Silva, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco

Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Maria das Graças Carvalho Ferriani, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

Professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brasil.

Publicado

2016-06-17

Como Citar

1.
Leite JT, Beserra MA, Scatena L, Silva LMP, Ferriani M das GC. Enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes na perspectiva de enfermeiros da atenção básica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 17º de junho de 2016 [citado 26º de abril de 2025];37(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/55796

Edição

Seção

Artigos Originais