Adesão ao tratamento não-farmacológico entre hipertensos de um centro de saúde escola

Autores

  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera UNIPAR
  • Maria Dalva de Barros Carvalho UEM
  • Sandra Marisa Pelloso UEM

Palavras-chave:

hipertensão, estilo de vida, cooperação do paciente.

Resumo

Objetivou-se descrever a adesão ao tratamento não–farmacológico anti-hipertensivo (TNFAH) entre usuários de um Centro de Saúde Escola (CSE) do município de Umuarama estado do Paraná, Brasil. O estudo foi observacional, transversal e descritivo, destinado à totalidade de hipertensos com confirmação diagnóstica de HA primária, cadastrados e acompanhados no CSE em Umuarama-PR, até o ano de 2003. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista estruturada, contendo questões fechadas quanto ao consumo alimentar, hábito tabagista, hábito estilista, controle de estresse e prática de exercício físico. Identificou-se o percentual de adesão a cada critério do tratamento não-farmacológico investigado, assim como a caracterização dos hipertensos. Conclui-se que a adesão ao tratamento não-farmacológico não aconteceu para a maioria dos entrevistados, especialmente em relação à dieta e ao exercício físico. Descritores: hipertensão; estilo de vida; cooperação do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, UNIPAR

Enfermeira, especialista em administração dos serviços de saúde, mestre em ciências da saúde, docente da UNIPAR Campus Umuarama Sede

Maria Dalva de Barros Carvalho, UEM

Enfermeira, Professor associado do Departamento de Medicina e do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Sandra Marisa Pelloso, UEM

Enfermeira, Professor associado do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Publicado

2009-10-20

Como Citar

1.
Baldissera VDA, Carvalho MD de B, Pelloso SM. Adesão ao tratamento não-farmacológico entre hipertensos de um centro de saúde escola. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 20º de outubro de 2009 [citado 26º de abril de 2025];30(1):27. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/5521

Edição

Seção

Artigos Originais