Profissional da saúde frente a situação de ter um familiar em cuidados paliativos por câncer

Autores

  • Aline Blaas Schiavon Universidade Federal de Pelotas
  • Rosani Manfrin Muniz Universidade Federal de Pelotas
  • Norlai Alves de Azevedo Universidade Federal de Pelotas
  • Isabel Cristina Oliveira Arrieira Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas
  • Michele Rodrigues Matos Universidade Federal de Pelotas
  • Daniela Habekost Cardoso Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

cuidados paliativos, oncologia, família,

Resumo

Objetivo: conhecer a vivência do profissional de saúde na situação de ter um familiar em cuidados paliativos por câncer.
Metodologia: Qualitativa, desenvolvido com quatro familiares de pacientes oncológicos em cuidados paliativos, por meio de entrevistas semiestruturadas, no período de novembro a dezembro de 2014, no domicílio dos participantes. Para a análise dos dados foi utilizada a proposta operativa de Minayo.
Resultados: surgiram duas temáticas, Profissional da saúde e ser familiar frente ao diagnóstico de câncer e Profissional da saúde e Ser familiar no confronto com a proximidade com a morte.
Conclusões: Ser familiar na condição de profissional de saúde demandou maior comprometimento no cuidado, tornando-os angustiados por terem que lidar com seus sentimentos de ver seu familiar em sofrimento pela doença e terminalidade, ao mesmo tempo em que seus conhecimentos profissionais contribuíram na tomada de decisões durante este processo.
Palavras-chave: Cuidados paliativos. Oncologia. Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosani Manfrin Muniz, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora Adjunta do Departamento de Enfermagem Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas

Norlai Alves de Azevedo, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora Adjunta do Departamento de Enfermagem Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas

Isabel Cristina Oliveira Arrieira, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira mestre no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Michele Rodrigues Matos, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira Especialista em Atenção a Saúde Oncológica

Daniela Habekost Cardoso, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira mestre no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Publicado

2016-04-07

Como Citar

1.
Schiavon AB, Muniz RM, Azevedo NA de, Arrieira ICO, Matos MR, Cardoso DH. Profissional da saúde frente a situação de ter um familiar em cuidados paliativos por câncer. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 31º de agosto de 2026];37(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/55080

Edição

Seção

Artigos Originais