Necessidades de informação do cuidador familiar de candidatos ao transplante de fígado

Autores

  • Amanda Silva Sá Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Luciana da Costa Ziviani Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Orlando de Castro e Silva Junior Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Cristina Maria Galvão Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Karina Dal Sasso Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Enfermagem, Transplante de Fígado, Cuidadores, Família, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Avaliar as necessidades de informação do cuidador familiar de candidatos, que aguardam em fila de espera a realização do transplante de fígado.
Métodos: Trata-se de estudo transversal, realizado em centro transplantador do interior paulista, no período de abril a outubro de 2012. Para a avaliação das necessidades de informação foi utilizado instrumento submetido à validade de face e conteúdo, o cuidador ordenou por importância, 10 assuntos que gostaria de aprender antes da realização do transplante pelo seu ente familiar, além do registro das características sociodemográficas. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva.
Resultados: Participaram do estudo 42 familiares. As necessidades de informação sobre complicações da doença do fígado, complicações após o transplante e cuidados necessários no pós-operatório obtiveram maiores médias.
Conclusões: Conhecer as necessidades de informação dos cuidadores é relevante para planejar estratégias de ensino-aprendizagem, visando a melhoria da assistência aos pacientes e familiares em programas de transplantes.
Palavras-chave: Enfermagem. Transplante de fígado. Cuidadores. Família. Ensino. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Silva Sá, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira formada pela EERP/USP.

Luciana da Costa Ziviani, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Possui graduação (2000) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Especialização em Captação, Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos (2009) pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo - SP.

Orlando de Castro e Silva Junior, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Docente e chefe do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP e docente do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo. Coordenador do Grupo de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Cristina Maria Galvão, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Professora Titular da EERP-USP, possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995), livre-docência (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Alberta - Canadá (2006).

Karina Dal Sasso Mendes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Possui graduação (1999), mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Atualmente é enfermeiro especialista em laboratório da EERP-USP e colaboradora da Liga de Transplantes de Órgãos e Tecidos da EERP. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Prática Baseada em Evidências na Saúde (EERP-USP) e Grupo de Estudos em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (GEDOTT - UNIFESP)

Publicado

2016-04-07

Como Citar

1.
Sá AS, Ziviani L da C, Silva Junior O de C e, Galvão CM, Mendes KDS. Necessidades de informação do cuidador familiar de candidatos ao transplante de fígado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 28º de março de 2024];37(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54650

Edição

Seção

Artigos Originais