Representações da enfermeira e pessoa em sofrimento psíquico na mostra fotográfica USAnatomy de Steven Klein

Autores

  • Evanilda Souza de Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Edna Maria de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Silvone Santa Bárbara da Silva Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Alexandro Gesner Gomes dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Enfermagem, Mídia Audiovisual, Poder (Psicologia).

Resumo

Objetivos: Analisar as representações da enfermeira e da pessoa em sofrimento psíquico retratadas na obra fotográfica de Steven Klein, na mostra USAnatomy realizada no Museu da Escultura em São Paulo, no ano de 2011.
Métodos: Estudo qualitativo realizado no ano de 2012. Três fotografias foram submetidas à análise iconográfica. A interpretação dos achados baseou-se no referencial teórico filosófico de Foucault e Bourdieu sobre as relações de poder.
Resultados: A enfermeira é representada como sensual, insensível, com poder de controlar e torturar, enquanto a pessoa em sofrimento psíquico é representada como suja, prisioneira e sujeitada à relação assimétrica de poder com a enfermeira.
Considerações finais: Foram evidenciadas relações de sujeição e de dominação simbólica nas quais a pessoa em sofrimento psíquico tem seu corpo moldado por uma disciplina imposta pela enfermeira. Estereótipos sobre a imagem da enfermeira se opõem ao ideário da profissão que é zelar pela integridade dos seres cuidados.
Palavras-chave: Enfermagem. Mídia audiovisual. Poder (Psicologia). Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilda Souza de Santana Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1990) Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2005). Doutora em Enfermagem pela UFBA (2010) com Doutorado Sanduich no Departamento de Sociologia IV da Universidad Complutense de Madrid (2009-2010). Atualmente é Docente desenvolvendo os componentes curriculares: Enfermagem na Atenção à saúde do Adulto e Idoso II , na Graduação; dos componentes curriculares: Produção do Cuidado de saúde em Enfermagem e, Tópicos espaciais do Cuidar/Cuidado no Mestrado Profissional em Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em O Cuidar em Enfermagem do adulto e idoso, atua principalmente nos seguintes temas: Experiencia da doença crônica, Cuidado integral às pessoas com feridas agudas e crônicas, Pesquisa Qualitativa, Representações sociais, Corpo, Identidade, Gênero e Sexualidade.

Edna Maria de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira, doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2007). Estágio sanduiche (2006) e pós doutorado (2013) na Public Health School of the University of North Carolina at Chapel Hill - EUA (UNC) com Bolsa de estudos financiada pela CAPES. Professora Titular do Departamento de Saúde da UEFS onde leciona as disciplinas Enfermagem na Saúde Coletiva (graduação do curso de Enfermagem); Epidemiologia e Epidemiologia Social (mestrado acadêmico e mestrado profissional em Saúde Coletiva). Coordenadora e Membro do Colegiado da Pós Graduação em Saúde Coletiva (mestrado acadêmico); Responsável pelo convênio de cooperação internacional entre a UNC e a Universidade Estadual de Feira de Santana; Membro do Comitê Técnico Municipal, Estadual e Nacional de Saúde da População Negra; Áreas de atuação: Saúde Coletiva/Epidemiologia. Líder de grupo de pesquisa e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades Sociais em Saúde (NUDES). Linhas de pesquisa: Saúde de grupos populacionais específicos: Epidemiologia das Desigualdades Sociais em Saúde (raça, gênero e classe), Saúde da População Negra, Saúde de grupos vulneráveis; Saúde, Trabalho e Ambiente; Violência e Saúde. Filiada a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Associação dos Docentes Universitários de Feira de Santana (ADUFS-BA)

Silvone Santa Bárbara da Silva Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1984), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2006), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2010) com estágio sanduich na Université Laval Québec Canadá. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do PET redes da UEFS. Diretora do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS. Coordenadora da disciplina Avaliação dos Serviços de Saúde do mestrado profissional em Enfermagem. Tem experiência técnica nas áreas de gestão, avaliação e planejamento do SUS. É membro do grupo de pesquisa NUDES/UEFS e do grupo de pesquisa GERIR/EEUFBA . Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: gestão em saúde, avaliação em saúde, políticas de saúde e trabalho em saúde e em enfermagem.

Alexandro Gesner Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004), possui pós-graduação lato sensu em Saúde Pública com ênfase em PSF pela Universidade Estácio de Sá (2006) e Mestrado Profissional em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). É vinculado à Secretaria Municipal da Saúde do Salvador, compondo o corpo técnico da Coordenadoria da Atenção Primária à Saúde, e colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES/UEFS).

Publicado

2016-05-18

Como Citar

1.
Carvalho ES de S, Araújo EM de, Santos SSB da S, Santos AGG dos. Representações da enfermeira e pessoa em sofrimento psíquico na mostra fotográfica USAnatomy de Steven Klein. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de maio de 2016 [citado 26º de abril de 2025];37(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54511

Edição

Seção

Artigos Originais