Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar

Autores

  • Cecília Passos Vaz da Costa
  • Maria Helena Barros Araújo Luz

Palavras-chave:

Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele.

Resumo

Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.
Método: Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica que utilizou o referencial pedagógico da educação problematizadora; a metodologia para desenvolvimento do objeto de aprendizagem seguiu as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado, e a taxonomia revisada de Bloom foi utilizada para elencar os objetivos educacionais.
Resultados: Os quatro módulos do objeto de aprendizagem desenvolvido foram inseridos na plataforma educacional do Moodle. Os pressupostos teóricos permitiram conceber um material educativo virtual o qual se confi gura como instrumento importante para a promoção de uma aprendizagem efetiva no âmbito educacional da enfermagem.
Conclusão: Espera-se agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino do raciocínio diagnóstico aplicado à pele e aos anexos cutâneos.
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-11-27

Como Citar

1.
Passos Vaz da Costa C, Barros Araújo Luz MH. Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de novembro de 2015 [citado 15º de agosto de 2022];36(4):55-62. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54128

Edição

Seção

Artigos Originais