Associação dos fatores socioeconômicos e clínicos e o resultado integridade tissular em pacientes com úlceras
Palavras-chave:
Úlcera venosa, Enfermagem, Perfil de saúde, Avaliação de resultados.Resumo
Objetivo: analisar a associação entre os fatores socioeconômicos e clínicos e os indicadores do resultado de enfermagem Integridade Tissular em pacientes com úlceras venosas.
Métodos: estudo transversal realizado em um hospital universitário de Natal/RN/Brasil entre os meses fevereiro a junho de 2012, com 50 indivíduos. Para a análise das variáveis, utilizou-se o teste de Correlação de Spearman, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, adotando-se um nível de 5%.
Resultados: houve correlação, de intensidade fraca, entre idade e os indicadores hidratação e descamação cutânea; renda familiar e necrose, bem como associação entre sexo e indicadores temperatura, quantidade de pelos e exsudato.
Conclusão: as variáveis que apresentaram associação geram informações relevantes para o tratamento dos pacientes com úlceras venosas, contribuindo na redução do tempo úlcera e, consequentemente, do incômodo, das restrições e dos gastos. Assim, devem ser considerados durante a assistência a um paciente com os diagnósticos de enfermagem Integridade da pele prejudicada e/ou Integridade Tissular prejudicada.
Palavras-chave: Enfermagem. Úlcera varicosa. Perfil de saúde. Avaliação de resultados (Cuidados de Saúde).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.