Carga de trabalho em unidade coronariana segundo o Nursing Activities Score
Palabras clave:
Nursing, Cardiology, Intensive care, WorkloadResumen
Objetivo: verificar a carga de trabalho de enfermagem aferida pelo Nursing Activities Score em uma unidade coronariana, analisar sua relação com os turnos de trabalho e comparar o quadro de enfermagem existente na unidade com o projetado segundo os dados do instrumento.
Método: estudo longitudinal conduzido em um hospital universitário da região sul do Brasil no período de abril a junho de 2012. Foram realizadas 604 medidas por turnos, em uma amostra de 61 pacientes. A carga de trabalho foi de 47% (±12) na análise por turnos, com média mais elevada no turno da tarde.
Resultados: observou-se a necessidade de em média dois e até 2,4 profissionais de enfermagem, estando condizente com o quantitativo real da unidade.
Conclusão: o instrumento possibilitou mensurar a carga de trabalho de enfermagem e delinear a variabilidade das demandas nos diferentes turnos de trabalho.
Palavras-chave: Enfermagem. Cardiologia. Terapia intensiva. Carga de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.