Percepções da puérpera de alto risco acerca do ambiente hospitalar à luz de Florence Nightingale

Autores

  • Ariane Thaise Frello Roque University of Alberta - Canadá
  • Telma Elisa Carraro Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Palavras-chave:

Período pós-parto. Cuidados de enfermagem. Unidades de terapia intensiva neonatal. Meio ambiente.

Resumo

Objetivo: compreender as percepções das puérperas de alto risco acerca do ambiente hospitalar sob a luz de Florence Nightingale. O puerpério de alto risco é caracterizado pelo período em que a mulher no pós-parto tem seu recém-nascido internado na unidade neonatal e necessita acompanhá-lo, vivendo momentos de transformações.
Métodos: estudo narrativo com abordagem qualitativa, sustentado em Florence Nightingale, realizado em uma instituição pública do sul do Brasil, de janeiro a março de 2010. Sete puérperas acima de 18 anos com recém-nascido internado na unidade neonatal foram sujeitos da pesquisa.
Resultados: as narrativas contextualizadas no hospital, ambiente de cuidado em que vivenciaram essa fase particular de suas vidas, denotam a busca de laços e apoio entre as puérperas de alto risco.
Conclusões: o desafio de conviver em ambiente desconhecido por tempo indeterminado, confiando seu filho aos profissionais enquanto está longe dos demais familiares, destaca as necessidades de cuidados de enfermagem nessa fase.
Palavras-chave: Período pós-parto. Cuidados de enfermagem. Unidades de terapia intensiva neonatal. Meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Thaise Frello Roque, University of Alberta - Canadá

Doutora em Enfermagem. Em estágio pós doutoral na University of Alberta no Canadá. Bolsista do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando (C&C) da UFSC.

Telma Elisa Carraro, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutora em Enfermagem. Docente Aposentada da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando (C&C) da UFSC.

Publicado

2015-11-27

Como Citar

1.
Frello Roque AT, Carraro TE. Percepções da puérpera de alto risco acerca do ambiente hospitalar à luz de Florence Nightingale. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de novembro de 2015 [citado 17º de agosto de 2022];36(4):63-9. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/51057

Edição

Seção

Artigos Originais