Condições de vida e de saúde de idosos acima de 80 anos

Autores

  • Sabrina Piccinelli Zanchettin Silva Faculdade de Medicina de Marília
  • Maria José Sanches Marin Faculdade de Medicina de Marília
  • Márcia Renata Rodrigues Faculdade de Medicina de Marília

Palavras-chave:

Determinação de necessidades de cuidados de saúde, Idoso de 80 Anos ou mais, Condições sociais,

Resumo

Objetivo: Propõe-se a descrever dados sociodemográficos e as condições de saúde de idosos com 80 anos ou mais.
Método: Estudo quantitativo-descritivo realizado com 95 idosos de cinco unidades da Estratégia Saúde da Família, no período de setembro a dezembro de 2013, utilizando roteiro com dados gerais das condições de vida e de saúde, incluindo escalas validadas em geriatria e gerontologia.
Resultados: A média de idade foi de 85,4 anos. Houve predomínio de mulheres. A maioria viúvos com renda familiar, mais frequente, de 2 a 3 salários mínimos, e a participação econômica é a de dividir responsabilidade. Apresentam dependência para muitas das Atividades Instrumentais de Vida Diária e, em média, referiram 2,2 doenças. Referem medo de cair, diminuição da visão e da audição, além de dor em diferentes regiões do corpo.
Conclusão: Depreende-se que eles apresentam necessidades mais intensas dos que os idosos em geral, demandando novas formas de organizar seu cuidado em saúde.
Palavras-chave: Determinação de necessidades de cuidados de saúde. Idoso de 80 anos ou mais. Condições sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-09-16

Como Citar

1.
Silva SPZ, Marin MJS, Rodrigues MR. Condições de vida e de saúde de idosos acima de 80 anos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de setembro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];36(3):42-8. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50263

Edição

Seção

Artigos Originais