Risco para desenvolvimento do diabetes mellitus em usuários da atenção primária a saúde: um estudo transversal

Autores

  • Lucas de Oliveira Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Elaine Souza e Silva
  • Jediane de Oliveira Mariano
  • Ricardo Castanho Moreira
  • Kelly Holanda Prezotto
  • Sonia Silva Marcon
  • Carlos Alexandre Molena Fernandes

Palavras-chave:

Diabetes mellitus. Risco. Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: identificar o risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus em usuários da atenção básica em um município do Sul do Brasil.
Método: os dados foram coletados no período de outubro de 2013 a abril de 2014 com aplicação do Finnish Diabetes Risk Score em 189 usuários.
Resultados: os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados apresentou risco discretamente moderado e moderado (63,5%). Houve maior prevalência de alto risco para o gênero masculino. Entre as variáveis que apresentaram razão de prevalência significativa para o alto risco, encontram-se a idade, obesidade, circunferência abdominal, sedentarismo e histórico familiar de diabetes mellitus.
Conclusão: a partir da identificação dos fatores de risco para o diabetes, destaca-se a importância da equipe de saúde na intervenção sobre os que podem ser modificados com o objetivo da prevenção da doença.
Palavras-chave: Diabetes mellitus. Risco. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná

Publicado

2015-11-27

Como Citar

1.
Araújo L de O, Silva ES e, Mariano J de O, Moreira RC, Prezotto KH, Marcon SS, Fernandes CAM. Risco para desenvolvimento do diabetes mellitus em usuários da atenção primária a saúde: um estudo transversal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de novembro de 2015 [citado 15º de agosto de 2022];36(4):77-83. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50195

Edição

Seção

Artigos Originais