Estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência

Autores

  • José Luís Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Alice Dias da Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Lima Pestana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabel Cristina dos Santos Colomé Universidade Federal de Santa Maria
  • Alacoque Lorenzini Erdmann

Palavras-chave:

Gerência, Enfermagem em Emergência, Papel do Profissional de Enfermagem, Serviço Hospitalar de Emergência, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivo: analisar as estratégias utilizadas por enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência.
Método: pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso realizada com 20 enfermeiros do Serviço de Emergência de um Hospital Universitário da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre junho e setembro de 2009 por meio de observação participante e entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de análise temática.
Resultados: as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe foram: articulação das ações profissionais; estabelecimento de relações de cooperação; construção e manutenção de vínculos amistosos; e gerenciamento de conflitos.
Conclusão: o enfermeiro destaca-se por estabelecer conexões entre as ações realizadas pela equipe de saúde e mediar as relações entre os profissionais, visando ao desenvolvimento de melhores práticas assistenciais.
Palavras-chave: Gerência. Enfermagem em emergência. Papel do profissional de Enfermagem. Serviço hospitalar de emergência. Equipe de assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Curso do Departamento de Enfermagem da UFSC

Maria Alice Dias da Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Aline Lima Pestana, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  Florianópolis, SC, Brasil.

Isabel Cristina dos Santos Colomé, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2016-04-07

Como Citar

1.
Santos JLG dos, Lima MAD da S, Pestana AL, Colomé IC dos S, Erdmann AL. Estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 29º de março de 2024];37(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50178

Edição

Seção

Artigos Originais