Desenvolvimento do diagnóstico de enfermagem risco de úlcera por pressão

Autores

  • Cássia Teixeira dos Santos UFRGS
  • Miriam de Abreu Almeida UFRGS
  • Magáli Costa Oliveira UFRGS
  • Marco Antônio de Goes Victor UFRGS
  • Amália de Fátima Lucena UFRGS

Palavras-chave:

Diagnóstico de enfermagem, Úlcera por pressão, Fatores de risco, Processos de enfermagem

Resumo

Objetivo: Estudo com objetivo de desenvolver a definição e os fatores de risco de um novo diagnóstico de enfermagem denominado risco de úlcera por pressão. Para tanto, utilizou-se a questão norteadora: “o que é úlcera por pressão e quais os seus fatores de risco?”
Método: Revisão integrativa da literatura referente a artigos publicados em português, inglês e espanhol, no período entre 2002-2012, nas bases de dados eletrônicas Lilacs/SCIELO, MEDLINE/PubMed Central e Web of Science. A amostra foi composta por 21 artigos que responderam à questão norteadora, os quais foram analisados por meio de quadros sinópticos.
Resultados: Desenvolveu-se a definição e elencaram-se 19 fatores de risco para o novo diagnóstico de enfermagem denominado Risco de úlcera por pressão.
Conclusão: A identificação e a definição desses componentes do novo diagnóstico de enfermagem poderão auxiliar o enfermeiro na prevenção do evento úlcera por pressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Teixeira dos Santos, UFRGS

Mestre em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeira do Grupo Hospitalar Conceição. Membro efetivo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq)

Miriam de Abreu Almeida, UFRGS

Doutora em Educação. Professora Associada da Escola de Enfermagem da UFRGS. Chefe do Serviço de Educação em Enfermagem (SEDE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Vice-líder do GEPECADI-CNPq

Magáli Costa Oliveira, UFRGS

Bolsista de Iniciação Científica e Acadêmica de enfermagem da UFRGS. Membro efetivo do GEPECADI-CNPq

Marco Antônio de Goes Victor, UFRGS

Acadêmico de enfermagem da UFRGS. Membro efetivo do GEPECADI-CNPq

Amália de Fátima Lucena, UFRGS

Doutora em Ciências. Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da UFRGS. Coordenadora da Comissão do Processo de Enfermagem do HCPA. Pesquisadora do GEPECADI-CNPq

Publicado

2015-06-29

Como Citar

1.
Teixeira dos Santos C, de Abreu Almeida M, Costa Oliveira M, de Goes Victor MA, de Fátima Lucena A. Desenvolvimento do diagnóstico de enfermagem risco de úlcera por pressão. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2015 [citado 26º de abril de 2025];36(2):113-21. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49102

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa