Contribuições do cuidado lúdico em enfermagem na desintoxicação química devido ao uso de crack

Autores

  • Paola Aparecida Pavanatto Centro Universitário Franciscano
  • Maria Helena Gehlen Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Silomar Ilha
  • Claudia Zamberlan Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Rosiane Filipin Rangel Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Elisabeta Albertina Nietsche Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Cocaína, crack, Inativação metabólica, Hospitalização, Educação em saúde, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer as contribuições do cuidado lúdico em enfermagem no estímulo à aceitação da desintoxicação química pelo uso do crack na percepção das pessoas em processo de desintoxicação.
Métodos: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com cinco pessoas internadas para desintoxicação química do crack, no período de março a julho de 2013, em uma unidade de desintoxicação química de um hospital de médio porte da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e foram submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: emergiram duas categorias: O cuidado lúdico em enfermagem como um estímulo à aceitação da desintoxicação química; Cuidado lúdico em enfermagem na promoção para o viver saudável após a desintoxicação química.
Conclusão: o cuidado lúdico em enfermagem mostrou-se potencializador para a aceitação da desintoxicação química do crack na realidade investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Aparecida Pavanatto, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). 

Maria Helena Gehlen, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social na Enfermagem e Saúde (GEPESES/UNIFRA).

Silomar Ilha

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande (PPGEnf/FURG). Membro do GEPESES/UNIFRA e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e educação-GEP-GERON/FURG. 

Claudia Zamberlan, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GIPES/UNIFRA).

Rosiane Filipin Rangel, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Membro do (GIPES/UNIFRA).

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e saúde (GEPES/UFSM).

Publicado

2015-06-29

Como Citar

1.
Pavanatto PA, Gehlen MH, Ilha S, Zamberlan C, Filipin Rangel R, Nietsche EA. Contribuições do cuidado lúdico em enfermagem na desintoxicação química devido ao uso de crack. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];36(2):50-5. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/48736

Edição

Seção

Artigos Originais