Autocuidado de pacientes inseridos em um programa de automonitorização da glicemia capilar no domicílio

Autores

  • Vivian Saraiva Veras Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Manoel Antônio dos Santos Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Flavia Fernanda Luchetti Rodrigues Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Clarissa Cordeiro Alves Arrelias Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Tatiane Aparecida Martins Pedersoli Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Maria Lúcia Zanetti Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Autocuidado. Diabetes Mellitus. Enfermagem.

Resumo

Estudo transversal com objetivo de verificar as atividades de autocuidado específicas de pacientes com diabetes mellitus inseridos em programa de automonitorização da glicemia capilar, de agosto a dezembro de 2012, em duas unidades básicas de saúde do interior paulista. A amostra foi composta por 74 sujeitos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos. Utilizou-se Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes, contendo seis dimensões: alimentação geral, alimentação específica, atividade física, monitorização da glicemia, cuidados com pés, uso de medicamento, acrescidos de três itens sobre tabagismo. Das 15 atividades de autocuidado, oito estavam dentro do padrão desejável, destacando-se: alimentação saudável, não ingerir doces, avaliar o açúcar no sangue e o número de vezes, secar os espaços interdigitais depois de lavar os pés e tomar medicamentos (três itens). Os resultados obtidos possibilitaram identificar as lacunas das atividades de autocuidado específicas de pacientes com diabetes mellitus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Saraiva Veras, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Manoel Antônio dos Santos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Psicólogo. Professor Associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Flavia Fernanda Luchetti Rodrigues, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Clarissa Cordeiro Alves Arrelias, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Tatiane Aparecida Martins Pedersoli, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Maria Lúcia Zanetti, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado

2014-12-22

Como Citar

1.
Veras VS, Santos MA dos, Rodrigues FFL, Arrelias CCA, Pedersoli TAM, Zanetti ML. Autocuidado de pacientes inseridos em um programa de automonitorização da glicemia capilar no domicílio. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22º de dezembro de 2014 [citado 2º de maio de 2025];35(4):42-8. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/47820

Edição

Seção

Artigos Originais