Opinião dos enfermeiros sobre a utilização dos indicadores de qualidade na assistência de enfermagem

Autores

  • Thaizy Valânia Lopes Silveira Residente em Neonatologia do Hospital Sofia Feldman
  • Pedro Paulo do Prado Júnior Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil. Universidade Federal de Viçosa
  • Andréia Guerra Siman Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.
  • Marilane de Oliveira Fani Amaro Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil. Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade em assistência à saúde, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Investigar a opinião de enfermeiros de instituições hospitalares sobre a utilização dos indicadores de qualidade da assistência de enfermagem.
Método: Pesquisa conduzida pela abordagem qualitativa realizada com 41 enfermeiros de dois hospitais filantrópicos no interior de Minas Gerais, no período de setembro a outubro de 2013. Utilizaram-se entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados empíricos foram organizados mediante análise de conteúdo.
Resultados: Constatou-se que os indicadores são importantes para avaliação da assistência prestada, melhoria da qualidade da assistência e para definição de estratégias para alcançar metas.
Conclusões: Dentro das dificuldades encontradas na utilização dos indicadores, foi possível elencar os seguintes elementos constitutivos: falta de tempo, número inadequado de profissionais e falta de conhecimento a respeito do tema abordado. Conclui-se que os enfermeiros entendem os indicadores como instrumentos de avaliação e melhorias, entretanto, possuem um entendimento incompleto e fragmentado sobre sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaizy Valânia Lopes Silveira, Residente em Neonatologia do Hospital Sofia Feldman

Enfermeria. Graduação em enfermagem - Universidade Federal de Viçosa. Residente em neonatologia no Hospital Sofia Feldman.

Pedro Paulo do Prado Júnior, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil. Universidade Federal de Viçosa

Enfermeiro. Mestre; Professor Assistente II da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil. Área de atuação: Gerência e gestão em saúde e Atenção Primária à saúde.

Andréia Guerra Siman, Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente I da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.

Marilane de Oliveira Fani Amaro, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil. Universidade Federal de Viçosa

Enfermeira. Doutora; Professora Adjunta I da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil. Área de atuação: Gerência em enfermagem e Saúde Coletiva.

Publicado

2015-06-29

Como Citar

1.
Silveira TVL, Júnior PP do P, Siman AG, Amaro M de OF. Opinião dos enfermeiros sobre a utilização dos indicadores de qualidade na assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];36(2):82-8. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/47702

Edição

Seção

Artigos Originais