Avaliação dos resultados da cirurgia bariátrica

Autores

  • Natasha Marques Frota Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lívia Moreira Barros Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Rosa Aparecida Nogueira Moreira Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
  • Thiago Moura Araújo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Joselany Afio Caetano Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Obesidade mórbida, Cirurgia Bariátrica, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se avaliar os resultados da cirurgia bariátrica em pacientes no pós-operatório tardio com o protocolo Bariatric Analysis and Reporting Outcome System (BAROS). Estudo transversal realizado no período de novembro de 2011 e junho de 2012 em um hospital do Estado do Ceará-Brasil. A coleta dos dados ocorreu com 92 pacientes por meio do Protocolo BAROS, o qual analisa: perda de peso, melhora das comorbidades, ocorrência de complicações, necessidade de reoperações e Qualidade de Vida (QV). Para análise dos dados, utilizaram-se os testes estatísticos Qui-Quadrado, Exato de Fischer e Mann-Whithey. Houve redução no Índice de Massa Corporal (47,2 ± 6,8 kg/m2 no pré-operatório e 31,3 ± 5,0 kg/m2 após a cirurgia, p < 0,001). A comorbidade que teve maior resolução foi a hipertensão arterial (p<0,001), e a QV melhorou em 94,6% pacientes. As principais complicações foram queda de cabelo, hérnia incisional e colelitíase. A cirurgia proporcionou perda de peso satisfatória e melhora das comorbidades associada ao aumento da QV. O uso do protocolo BAROS pelo enfermeiro permite o planejamento de intervenções que possibilitem a manutenção dos bons resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Marques Frota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfermeira assistencial do Hospital Distrital Gonzadga Mota.

Lívia Moreira Barros, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rosa Aparecida Nogueira Moreira, Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Fortaleza.

Thiago Moura Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Enfermeiro. Doutor em enfermagem. Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Joselany Afio Caetano, Universidade Federal do Ceará - UFC

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2015-04-30

Como Citar

1.
Frota NM, Barros LM, Moreira RAN, Araújo TM, Caetano JA. Avaliação dos resultados da cirurgia bariátrica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 27º de abril de 2025];36(1):21-7. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/47694

Edição

Seção

Artigos Originais