Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: percepções, saberes e práticas na perspectiva da equipe multiprofissional

Autores

  • Adriana Ferreira da Silva Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Helena Becker Issi Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Daisy Zanchi de Abreu Botene Centro Universitário Metodista - IPA.
  • Maria da Graça Corso da Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Oncologia, Pediatria, Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

Objetivos: Conhecer as percepções, saberes e práticas da equipe multiprofissional na atenção às crianças em cuidados paliativos em unidade de oncologia pediátrica. As questões norteadoras basearam-se no cotidiano do cuidado, nas facilidades e nas dificuldades vivenciadas, aspectos essenciais da abordagem profissional, e no enfoque interdisciplinar na atenção às crianças em cuidados paliativos e suas famílias.
Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados de junho a outubro de 2013 junto a nove profissionais integrantes da equipe multidisciplinar por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática.
Resultados: Da análise emergiram quatro temas intitulados cuidados paliativos: concepções da equipe multiprofissional; a construção de um cuidado singular; as facilidades e as dificuldades vivenciadas pela equipe e aprendizagens significativas.
Conclusões: Os temas revelaram que a equipe sofre, igualmente, com a morte da criança e, de forma semelhante à família, move-se em direção à construção de mecanismos de enfrentamento para a elaboração do luto. Paradoxalmente, a equipe compartilha saberes para delinear as bases do projeto terapêutico singular a ser implementado e insere a família nesse processo para que possa assumir o protagonismo do cuidado à criança.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ferreira da Silva, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Especialista em Oncologia e Hematologia pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Helena Becker Issi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS). Professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da EEUFRGS. 

Daisy Zanchi de Abreu Botene, Centro Universitário Metodista - IPA.

Enfermeira.  Doutora em enfermagem.  Professora do Centro Universitário Metodista - IPA.

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEUFRGS

Publicado

2015-06-29

Como Citar

1.
Silva AF da, Issi HB, Botene DZ de A, Motta M da GC da. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: percepções, saberes e práticas na perspectiva da equipe multiprofissional. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2015 [citado 26º de abril de 2025];36(2):56-62. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46299

Edição

Seção

Artigos Originais