Compreensão de agentes comunitários de saúde sobre a Política Nacional de Humanização

Autores

  • Leila Cristiane Zanfolim
  • Ana Carolina de Fáccio Azevedo
  • Lara de Almeida Santos
  • Aline Aparecida Buriola

Palavras-chave:

Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde

Resumo

Objetivo: identificar a compreensão do Agente Comunitário de Saúde sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e analisar se esses agentes reconhecem as ações de saúde desenvolvidas em seu cotidiano como aquelas estabelecidas pela PNH.
Método: a pesquisa é descritiva, exploratória e qualitativa, realizada no período entre junho e setembro de 2013, com 15 Agentes Comunitários de Saúde do Programa Estratégia Saúde da Família de um município do Oeste Paulista. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista individual e roteiro semiestruturado, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: emergiram duas categorias: “Superficialidade no conhecimento: um entrave para a construção do cuidado humanizado” e “Ações de saúde humanizadas: tentando chegar mais perto”.
Conclusão: os conceitos básicos da PNH fazem parte do conhecimento desses profissionais, porém, o entendimento que eles possuem é superficial, o que repercute diretamente nas ações prestadas à comunidade.
Palavras-chave: Saúde. Políticas públicas de saúde. Agentes comunitários de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristiane Zanfolim

Psicóloga, especialista em Saúde da Família pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE

Ana Carolina de Fáccio Azevedo

Enfermeira graduada pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE

Lara de Almeida Santos

Enfermeira graduada pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE

Aline Aparecida Buriola

Enfermeira, doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE

Publicado

2015-09-16

Como Citar

1.
Zanfolim LC, Azevedo AC de F, Santos L de A, Buriola AA. Compreensão de agentes comunitários de saúde sobre a Política Nacional de Humanização. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de setembro de 2015 [citado 16º de abril de 2024];36(3):36-41. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45626

Edição

Seção

Artigos Originais