Análise conceitual e pensamento crítico: uma relação complementar na enfermagem
Palavras-chave:
Formação de conceito, Pensamento, Educação em enfermagemResumo
O propósito deste trabalho é mostrar a relação entre o processo de análise conceitual e as habilidades de pensamento crítico na enfermagem. Utilizando uma abordagem de ensaio discursivo, argumenta-se que a técnica de análise conceitual promove a criticidade em alunos de enfermagem. Os passos da atividade de análise são examinados quanto às operações cognitivas neles inseridas e que representam habilidades de raciocínio crítico. Reflete-se sobre a análise conceitual como atividade didática na promoção do pensamento crítico em uma experiência com alunos de graduação. Conclui-se que os dois processos se complementam no repensar e no enfrentamento de desafios na enfermagem.Downloads
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Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Cruz Enders B, Santana de Brito R, Iwata Monteiro A. Análise conceitual e pensamento crítico: uma relação complementar na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 26º de abril de 2025];25(3):295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4523
Edição
Seção
Artigos
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