Análise conceitual e pensamento crítico: uma relação complementar na enfermagem

Autores

  • Bertha Cruz Enders
  • Rosineide Santana de Brito
  • Akemi Iwata Monteiro

Palavras-chave:

Formação de conceito, Pensamento, Educação em enfermagem

Resumo

O propósito deste trabalho é mostrar a relação entre o processo de análise conceitual e as habilidades de pensamento crítico na enfermagem. Utilizando uma abordagem de ensaio discursivo, argumenta-se que a técnica de análise conceitual promove a criticidade em alunos de enfermagem. Os passos da atividade de análise são examinados quanto às operações cognitivas neles inseridas e que representam habilidades de raciocínio crítico. Reflete-se sobre a análise conceitual como atividade didática na promoção do pensamento crítico em uma experiência com alunos de graduação. Conclui-se que os dois processos se complementam no repensar e no enfrentamento de desafios na enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-04

Como Citar

1.
Cruz Enders B, Santana de Brito R, Iwata Monteiro A. Análise conceitual e pensamento crítico: uma relação complementar na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 26º de abril de 2025];25(3):295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4523

Edição

Seção

Artigos