Aproveitamento das córneas captadas e processadas para transplante em um banco de tecidos oculares do Nordeste
Palavras-chave:
Transplante de Córnea, Coleta de Tecidos e Órgãos, Bancos de TecidosResumo
Objetivou-se de screver o aproveitamento das córneas captadas e processadas para transplante em um banco de tecidos oculares do Nordeste. Estudo transversal e retrospectivo, com amostra de 612 pessoas que tiveram suas córneas doadas e captadas, entre janeiro de 2007 a julho de 2012. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, de número 007.0.294.000-10, utilizou-se um instrumento composto por dados sociodemográficos e clínicos dos doadores. Das 1.209 córneas captadas, 868 foram utilizadas e 341 descartadas. Dos 612 doadores, 597 (97,5%) tiveram captação das córneas dos dois olhos e, dentre estas, 423 (70,9%) foram
utilizadas. Necessita-se de mais estudos sobre causas de descartes de córneas e esclarecimentos quanto à conduta dos profissionais no processamento destas, visto o aumento da quantidade de doadores e o número elevado de descartes de tecidos oculares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.

















