Segurança do paciente: análise dos incidentes notificados em um hospital do sul do Brasil

Autores

  • Elisiane Lorenzini Universidade FEEVALE Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Juliana Annita Ribeiro Santi Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Ana Cristina Pretto Báo Faculdade da Serra Gaúcha

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Erros de Medicação, Acidentes por Quedas, Enfermagem, Gerenciamento de Riscos

Resumo

Objetivou-se avaliar os incidentes notifi cados entre os anos 2008 e 2012, em um hospital de grande porte da região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo retrospectivo de análise documental, transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em março de 2013, analisados e apresentados em frequência absoluta e relativa. Identificaram-se 755 casos, que representaram 1,1% do total de internações. A maior frequência de notifi cação ocorreu nas unidades de internação (64,8%). O incidente de maior prevalência neste estudo foi a queda (45,4%), seguida do erro de medicação (16,7%) e outros incidentes (16,2%). O baixo número de notifi cações pode estar relacionado ao sistema adotado pela instituição, onde o profissional que notifi ca o incidente precisa ser identificado.


Descritores: Segurança do paciente. Erros de medicação. Acidentes por quedas. Gerenciamento de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisiane Lorenzini, Universidade FEEVALE Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Doutoranda em Enfermagem pelo PPGEnf-UFRGS. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Especialização em Acupuntura pelo CIEPH (2004), Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela SOBRAGEN (2010) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia IC/FUC (2009). Docente da Universidade FEEVALE e do Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima e Coordenadora do Curso de MBA em Gestão Hospitalar (FÁTIMA-Caxias do Sul). Docente nos Cursos de Especialização Lato Sensu do Sistema Educacional Galileu - SEG/CELER Faculdades-POA. Atuou como enfermeira na UTI e BLOCO CIRÚRGICO de Transplantes e Ambulatorial do Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia de POA. Experiência na Assistência de Enfermagem em todas as áreas. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem / NEGE-UFRGS.

Juliana Annita Ribeiro Santi, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Bacharel em Enfermagem

Ana Cristina Pretto Báo, Faculdade da Serra Gaúcha

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Especialista em Gestão de Riscos e Segurança Hospitalar pela Universidade do Vale dos Sinos (2012). Enfermeira da Qualidade do Hospital Nossa Senhora de Pompéia (2009). Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade da Serra Gaúcha (2011). Tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase na Educação, Segurança do Paciente e Gestão de Riscos.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

1.
Lorenzini E, Santi JAR, Báo ACP. Segurança do paciente: análise dos incidentes notificados em um hospital do sul do Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de junho de 2014 [citado 12º de abril de 2025];35(2):121-7. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44370

Edição

Seção

Artigos Originais