Mães de crianças com transtorno autístico: percepções e trajetórias

Autores

  • Michele Ebert Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Elisiane Lorenzini Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Eveline Franco da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Transtorno autístico. Saúde da criança. Saúde mental. Desenvolvimento infantil. Enfermagem.

Resumo

O autismo infantil caracteriza-se por comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento humano, o que gera ampla demanda de cuidados e dependência dos pais. Objetivou-se conhecer as percepções de mães de crianças com autismo quanto às alterações apresentadas pelo filho e suas trajetórias percorridas na busca pelo diagnóstico de autismo. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, no qual participaram dez mães. A coleta de dados ocorreu em 2013, com entrevistas semiestruturadas. Da análise de conteúdo temática emergiram as categorias: percepções de mães quanto a alterações no comportamento e/ou desenvolvimento de seus filhos; e trajetórias das mães na busca pelo diagnóstico do filho. Após a percepção das alterações no comportamento/desenvolvimento, as mães enfrentam uma peregrinação pelos serviços de saúde.

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Biografia do Autor

Michele Ebert, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora de Fátima.

Elisiane Lorenzini, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Enfermeira especialista em Gerenciamento de Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima.

Eveline Franco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário La Salle (2007). Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale dos Sinos (2010) e em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2012). Mestrado em andamento em Enfermagem (Conceito CAPES 5) pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do ensino superior em disciplinas de saúde da mulher, do recém-nascido, da criança, do adolescente. Atua nas linhas de pesquisa fundamentos e práticas de enfermagem em saúde da mulher, criança, adolescente e família; e cuidado ao grupo materno-infantil de risco. Integrante do Grupo de Estudos da Saúde da Mulher e do Bebê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEMBE/UFRGS).

Publicado

2015-03-31

Como Citar

1.
Ebert M, Lorenzini E, Silva EF da. Mães de crianças com transtorno autístico: percepções e trajetórias. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 12º de abril de 2025];36(1):49-55. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43623

Edição

Seção

Artigos Originais