Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
Palavras-chave:
Cuidado humano, Gênese, Ensino de enfermagemResumo
Este estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-05-29
Como Citar
1.
Escopelli Deves C, Nunes DM. Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de maio de 2008 [citado 20º de março de 2023];22(1):69. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4352
Edição
Seção
Pesquisas
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.